5 dicas fundamentais para o site da sua empresa

A internet cresceu muito nos últimos anos, o último dado de dezembro de 2018 aponta um total de 4.1 bilhões de usuários em nível mundial e aproximadamente 1.94 bilhão de websites no mundo. Mas com o avanço da tecnologia, também surgiram os robôs (bots) que ficam navegando em vários sites e hoje eles representam 51,8% do tráfego na internet.

Então para ter certeza de que são realmente pessoas interessadas que estão chegando ao seu site e como aproveitar o tráfego dessas pessoas, montamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer o site da sua empresa funcionar melhor e gerar negócio para o seu empreendimento.

1. Páginas do site

A estrutura do site deve ser muito bem pensada e deve funcionar de forma intuitiva e objetiva para que o usuário tenha uma boa experiência, é o que chamam hoje de UX (user experience). Antes de montar o seu site pense em tudo que precisa estar nele e desenhe a sua estrutura, o que não pode faltar são as páginas a seguir:

1.1. Página inicial objetiva

A primeira coisa que precisa da sua atenção, também é a primeira coisa que as pessoas vão ver ao visitar o site da sua empresa. A página inicial do site deve ser objetiva e limpa, ou seja, poucas imagens e pouco texto. Ainda assim você não pode esquecer de colocar algumas informações de forma resumida e clara, são elas:

  • Qual é a empresa – deixe a logomarca visível e o nome da sua empresa de forma legível e fácil de ser encontrado, aposte na identidade da marca para ser lembrado de forma positiva;
  • Qual é o seu produto/serviço – você precisa deixar bem claro qual é o produto ou serviço que a sua empresa oferece, assim as pessoas não ficam perdidas procurando informações sobre isso no seu site. Também é importante reforçar que quanto mais difícil de achar uma informação no site, mais rápido as pessoas desistem e procuram outra empresa;
  • Alguma forma de contato – pode ser um telefone, um botão de “fale conosco” que leve para um formulário de contato, um e-mail, o que for melhor para a sua empresa;
  • Links para as redes sociais – vamos falar mais sobre as redes sociais mais para frente no texto, mas basta adiantar que elas são fundamentais para o marketing da sua empresa e devem ser fáceis de encontrar no site.
1.2. Sobre a empresa

Agora é a hora de explicar mais sobre a história da sua empresa, a estrutura dela, porque ela está em crescimento ou porque ela vai se tornar uma empresa ainda maior. Tente ser diferente e original, não fique engessado naquela história de quem somos, missão, visão e valores. Aposte em imagens e vídeos que tornem a sua empresa mais acessível ao consumidor. E o mais importante, atualize sempre essa página, o mundo dos negócios muda muito rápido e é fundamental que a sua empresa esteja de acordo com essas mudanças.

1.3. Produtos e serviços

As páginas de produtos e serviços são extremamente importantes. Se você tem bastante serviços ou produtos, o ideal é criar agrupamentos em páginas internas e aqui entra a sua grande chance de aparecer no Google de forma orgânica (gratuita). Tome muito cuidado com o título das páginas internas, elas devem ter a palavra-chave que define seu serviço/produto e se forem criadas automaticamente podem ficar quebradas ou estranhas.

Use e abuse do SEO, agora é a hora de investir o seu tempo procurando as melhores palavras-chave para criar textos descritivos sobre seus serviços ou produtos. SEO merece um post inteiro dedicado a ele, mas vamos explicar um pouco sobre como isso funciona. De nome em inglês, Search Engine Optimization, significa que ele otimiza a busca e mostra o que é mais relevante para o usuário. Quando você utiliza palavras-chave e cria textos bons em cima disso, o Google considera que o seu conteúdo é importante e deve ser visto por quem está procurando sobre o assunto. Cuidado, o Google reconhece cópias, então invista em textos próprios, com base em muita pesquisa e experiência própria.

2. Formato responsivo

Entramos na era do mobile há alguns anos, hoje em dia as pessoas passam mais tempo em seus celulares navegando na internet, do que em computadores ou notebooks. Então aquela coisa de sites que só abrem no computador não existe mais, ele deve possuir um formato responsivo que funcione tão bem no desktop quanto no celular.

O próprio Google já emitiu uma nota dando preferência em seu ranqueamento para sites que utilizem o “mobile first”, que nada mais é do que um site pensado primeiro para celular. Sites criados para serem vistos em smartphones trazem uma melhor navegabilidade ao usuário e quanto mais tempo eles passam em seu site, melhor o seu ranqueamento também, pois o Google considera o site como relevante.

As principais plataformas de site gratuitos já possuem essa visão, basta ficar atento a elas. O Wix e o WordPress possuem formatos responsivos. E você também pode checar a velocidade do seu site no desktop e mobile pelo PageSpeed Insight.

3. Medição dos dados

A melhor forma de medir dados do seu website é utilizando o Google Analytics, com ele você consegue saber quantas pessoas acessam o seu site em tempo real ou em um determinado período de tempo, qual o perfil demográfico e geográfico dessas pessoas, quais são os produtos ou serviços pelos quais ela mais se interessa e principalmente, a origem do tráfego, que é como elas chegaram ao seu site.

Google Analytics - Ferramenta para medir dados
Google Anaytics

Este serviço é oferecido gratuitamente pelo Google e todas essas informações são extremamente importantes para as tomadas de decisão dentro do marketing digital. Sem elas, não temos como ter certeza de que as decisões foram acertadas.

4. Geração do tráfego através de marketing

Existem várias formas de se fazer marketing, como uma agência de marketing digital vamos focar em ações que podem ser feitas online, mas é claro que você não pode deixar de fazer ações off-line também. As mais simples são incluir o site e as redes sociais em cartões de visita, em flyers e banners, até as mais elaboradas campanhas de mídia OOH (out of home), tudo depende do seu orçamento e qual é o posicionamento da sua empresa.

E dentro do Marketing Digital podemos fazer muitas coisas, que se comparadas ao marketing tradicional, são mais baratas e trazem mais métricas que podemos utilizar posteriormente. Se você não tem dinheiro para investir, pode começar com um blog e estudar muito SEO para que consiga tráfego orgânico (gratuito) para o seu site. Você também pode tentar criar conteúdo em forma de vídeos e ir para o YouTube. Mas lembre-se, a internet está cheia de gente criando conteúdo, você tem que pesquisar muito antes e ter certeza de que o seu conteúdo é original e útil para o seu público-alvo.

Redes sociais no celular
Redes Sociais no celular

Ainda falando sobre criar conteúdo, as redes sociais hoje são repletas deles, as pessoas não querem ver coisas que não sejam do seu interesse em momentos de distração, além de promoções, as marcas devem criar conteúdo em suas redes sociais. Se você fizer postagens relevantes para os seus clientes, mais gente vai curtir a sua página e mais gente vai acompanhar o trabalho da sua empresa. Também é importante manter um relacionamento com os clientes nas redes sociais, ela é uma via de duas mãos, você não está apenas falando, é uma conversa. É importante estar atento aos acontecimentos na internet.

Google Ads
Google Ads

Por último, temos o Google Ads, as famosas propagandas do Google. Elas podem aparecer em forma de links patrocinados, quando você pesquisa alguma coisa no Google e os primeiros resultados possuem um quadro antes da URL que diz “anúncio”. Outra forma de fazer propaganda no Google, é quando você entra em outros sites e um banner aparece com alguma promoção. E sabe quando esse banner mostra alguma coisa que você já procurou para comprar? Não é mágica, é o remarketing e também pode ser feito pelo Google Ads. As opções são muito variadas, por isso é importante ter uma equipe de marketing capacitada ou uma agência que faça isso para a sua empresa.

5. Aproveitamento do tráfego

E é claro, que não adianta fazer tudo isso, gerar tráfego relevante para o seu site, medir tudo, investir tempo e dinheiro e não aproveitar esses usuários que chegam ao site da sua empresa. A chave para transformar o tráfego do site em negócios, pode ser feito de várias formas. Começando com a mais simples, o preenchimento de página de contato, mas a forma mais assertiva é a utilização de chats online.

Jivochat
Jivochat

Já testamos várias ferramentas, mas a que melhor funcionou foi a JivoChat . Com ele você pode falar com quem chega ao seu site, além de fazer integração com Facebook, Viber e Telegram. Com layout personalizável ao seu site, o JivoChat funciona em qualquer aparelho e é 100% em português. Você ainda pode fazer convites proativos, o que significa que você consegue ver se tem alguém online no seu site e falar com essa pessoa. Além disso, você pode conectar números de telefone ao JivoChat para receber ligações ou fazer o sistema de call-back, em que a pessoa coloca o número do telefone dela e você liga para iniciar uma conversa. Tudo isso torna a conversa com o cliente muito mais fácil e ainda ajuda a fechar negócio.

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